
NOTÍCIAS

> voltar
Audiência Televisiva
Diária a nível Nacional já é uma realidade
em Moçambique
A Intercampus do
Grupo GfK encontra-se a realizar, diariamente, desde 31 de Maio de 2010
um estudo de audiência televisiva de canais abertos em todas as
capitais provinciais de Moçambique.
Segundo este estudo, que compreende o período
de 31 de Maio a 13 de Junho de 2010, os dados revelam não haver
um líder absoluto entre os canais em estudo. A avaliação
efectuada ao fim das duas primeiras semanas evidencia também os
efeitos do campeonato do mundo nas audiências da TVM e Record Moçambique.
Depois de um primeiro estudo diário no mês
de Abril em que verificámos a liderança da STV, esta perde
terreno para a TV Record e TVM. Na primeira semana em análise a
liderança é disputada entre a STV e a Record Moçambique,
tendo esta a liderança de audiência semanal média,
reforçada pelos resultados de audiência média ao fim
de semana. [ver figura 1 e gráfico 1]
Na segunda semana em análise e com o inicio das
emissões do campeonato mundial de futebol a liderança começa
a ser disputada entre a Record Moçambique e a TVM. A Record Moçambique
é líder de audiência média durante a segunda
semana em análise, sendo esta ainda reforçada pelos resultados
registados no fim-de-semana de 12 e 13 de Junho [ver gráfico 1].
Fig. 1 – Audiência
Média Semanal [31 Maio a 13 de Junho de 2010]

Gráfico 1: Evolução
da Audiência Média Diária [31 de Maio a 13 de Junho
2010]

Quanto aos programas com maior audiência na semana de 31 de Maio
a 6 de Junho foram o Jornal da Noite de quarta-feira (02/06) da STV, “O
programa do Gugu” da Record Moçambique no Domingo (06/06)
e o Jornal da Noite de quinta-feira da STV (03/06).
Fig. 2: Programas
Mais Vistos da Semana de 31 de Maio a 6 de Junho de 2010

Relativamente à semana de 7 a 13 de Junho de 2010 os programas
mais vistos foram o Jornal da Noite da STV de terça, quarta e segunda
feira e o Telejornal de quarta-feira da TVM.
Fig. 3: Programas Mais Vistos
da Semana de 7 a 13 de Junho de 2010

O novo modelo metodológico
tem como vantagem a possibilidade da elaboração de avaliações
diárias, semanais e mensais que permitem compreender evoluções
e variações ao longo do tempo. Para mais informações
contactar geral@intercampus.co.mz.
Ficha Técnica
O Universo é constituído por indivíduos de ambos
os sexos, com 15 ou mais anos de idade, residentes nas capitais provinciais
de Moçambique e que vêm televisão. A amostra foi constituída
por 5.985 entrevistas válidas (representando um grau de confiança
de 95% e um erro máximo de +/- 1,3%), tendo sido verificado um
mínimo de 384 entrevistas diárias. A informação
é recolhida através de entrevista directa e pessoal (Maputo
e Matola) e por telefone (restantes capitais provinciais), com base em
questionário elaborado pela Intercampus sendo realizado diariamente
no dia imediatamente a seguir à programação de canais
abertos. Os dados acima correspondem ao período de programação
entre 31 de Maio e 13 de Junho de 2010.
A Intercampus
A Intercampus – Estudos de Mercado, Lda. é uma empresa de
direito moçambicana e iniciou formalmente a sua actividade em Moçambique
em 2007 sendo parte integrante do Grupo Internacional GfK.
A GfK é a quarta maior empresa de estudos de Mercado no mundo.
A sua actividade abrange cinco áreas: Custom Research, Retail &
Technology, Consumer Tracking, Healthcare e Media. O Grupo é composto
por 150 empresas em mais de 100 países e com mais de 10 000 colaboradores.
Em 2009, as vendas do Grupo GfK ascenderam a 1,16 mil milhões de
euros.
|