Mystery Client
Bus Kids
» english version

 

 

 

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS

> voltar

Audiência Televisiva Diária a nível Nacional já é uma realidade em Moçambique

A Intercampus do Grupo GfK encontra-se a realizar, diariamente, desde 31 de Maio de 2010 um estudo de audiência televisiva de canais abertos em todas as capitais provinciais de Moçambique.

Segundo este estudo, que compreende o período de 31 de Maio a 13 de Junho de 2010, os dados revelam não haver um líder absoluto entre os canais em estudo. A avaliação efectuada ao fim das duas primeiras semanas evidencia também os efeitos do campeonato do mundo nas audiências da TVM e Record Moçambique.

Depois de um primeiro estudo diário no mês de Abril em que verificámos a liderança da STV, esta perde terreno para a TV Record e TVM. Na primeira semana em análise a liderança é disputada entre a STV e a Record Moçambique, tendo esta a liderança de audiência semanal média, reforçada pelos resultados de audiência média ao fim de semana. [ver figura 1 e gráfico 1]

Na segunda semana em análise e com o inicio das emissões do campeonato mundial de futebol a liderança começa a ser disputada entre a Record Moçambique e a TVM. A Record Moçambique é líder de audiência média durante a segunda semana em análise, sendo esta ainda reforçada pelos resultados registados no fim-de-semana de 12 e 13 de Junho [ver gráfico 1].



Fig. 1 – Audiência Média Semanal [31 Maio a 13 de Junho de 2010]




Gráfico 1: Evolução da Audiência Média Diária [31 de Maio a 13 de Junho 2010]



Quanto aos programas com maior audiência na semana de 31 de Maio a 6 de Junho foram o Jornal da Noite de quarta-feira (02/06) da STV, “O programa do Gugu” da Record Moçambique no Domingo (06/06) e o Jornal da Noite de quinta-feira da STV (03/06).

Fig. 2: Programas Mais Vistos da Semana de 31 de Maio a 6 de Junho de 2010



Relativamente à semana de 7 a 13 de Junho de 2010 os programas mais vistos foram o Jornal da Noite da STV de terça, quarta e segunda feira e o Telejornal de quarta-feira da TVM.



Fig. 3: Programas Mais Vistos da Semana de 7 a 13 de Junho de 2010


O novo modelo metodológico tem como vantagem a possibilidade da elaboração de avaliações diárias, semanais e mensais que permitem compreender evoluções e variações ao longo do tempo. Para mais informações contactar geral@intercampus.co.mz.

Ficha Técnica
O Universo é constituído por indivíduos de ambos os sexos, com 15 ou mais anos de idade, residentes nas capitais provinciais de Moçambique e que vêm televisão. A amostra foi constituída por 5.985 entrevistas válidas (representando um grau de confiança de 95% e um erro máximo de +/- 1,3%), tendo sido verificado um mínimo de 384 entrevistas diárias. A informação é recolhida através de entrevista directa e pessoal (Maputo e Matola) e por telefone (restantes capitais provinciais), com base em questionário elaborado pela Intercampus sendo realizado diariamente no dia imediatamente a seguir à programação de canais abertos. Os dados acima correspondem ao período de programação entre 31 de Maio e 13 de Junho de 2010.

A Intercampus
A Intercampus – Estudos de Mercado, Lda. é uma empresa de direito moçambicana e iniciou formalmente a sua actividade em Moçambique em 2007 sendo parte integrante do Grupo Internacional GfK.

A GfK é a quarta maior empresa de estudos de Mercado no mundo. A sua actividade abrange cinco áreas: Custom Research, Retail & Technology, Consumer Tracking, Healthcare e Media. O Grupo é composto por 150 empresas em mais de 100 países e com mais de 10 000 colaboradores. Em 2009, as vendas do Grupo GfK ascenderam a 1,16 mil milhões de euros.

 

 

Contacte-nos Comentários para Webmaster Adicionar aos favoritos



Mistery Client Àrea Médica Transportes e Mobilidade Mistery Client Àrea Médica Transportes e Mobilidade