|
![]() |
|
|
|
|||||||||
|
NOTÍCIAS
Alteração
na Liderança de Audiências Televisivas em Moçambique As audiências televisivas não são
estáticas, pois reagem a alterações na grelha de
programas, à emissão ou não de eventos nacionais
e mundiais, à aproximação do final de uma telenovela
ou até à mudança de um apresentador. Só a
partir de uma medição diária das audiências
é possível detectar estas alterações e de
que forma os telespectadores reagem a elas. Este novo modelo metodológico
tem como vantagem a possibilidade da elaboração de avaliações
diárias, semanais e mensais, que permitem compreender evoluções
e variações ao longo do tempo. Apesar de uma ligeira tendência de diminuição dos hábitos de consumo de televisão de Julho a Setembro por parte dos telespectadores, em termos de share televisivo verificamos que a Record mantém-se destacada na liderança de audiências ao longo destes três meses variando entre 46.06% e 47,53% de share médio mensal. Em termos dos top 10 programas mais vistos em cada mês
verificamos que a TVM apenas possui três programas neste grupo no
mês de Julho, sendo todos jogos do mundial na África do Sul,
enquanto Agosto e Setembro apenas verificamos programas da Record e STV,
aumentando aquela o número de programas para 8 em 10 em Setembro. Qual a diferença entre audiência média e share médio? [CAIXA] Muitas das vezes nos questionamos sobre estes dois termos.
Audiência média é a percentagem média de indivíduos
face ao universo que viram um determinado canal nesse dia durante toda
a sua emissão, ou seja, se neste estudo em concreto disser que
determinado canal teve uma audiência média diária
de 5% significa que face ao universo de 2,28 milhões de indivíduos
com 15 ou mais anos de idade residente nas capitais provinciais de Moçambique
tivemos cerca de 114.000 pessoas permanentemente a ver esse canal durante
o seu tempo de emissão. Share médio significa que são
apenas utilizados para o cálculo dessa percentagem os indivíduos
que estavam a ver televisão nesse momento e o total da soma das
percentagens do share médio diário tem sempre que ser 100%,
o que não acontece na audiência média. Gráfico. 1 – Audiência Média Mensal de Julho, Agosto e Setembro de 2010
Gráfico 2: Share Médio Mensal de Julho, Agosto e Setembro de 2010
Audiência de Rádio e Jornais Nos meses de Julho e Agosto verificamos que houve uma diminuição de ouvintes de rádio em Agosto. Esta alteração também se traduziu na alteração do ranking de rádios mais ouvidas com a subida ao segundo lugar da 9FM. A Rádio de Moçambique mantém uma liderança confortável nos dois meses. Quanto a leitura de jornais verificamos uma alteração da liderança de jornais mais lidos no mês de Agosto em que o jornal “A Verdade” passa a primeiro lugar no ranking.
Gráfico 5: Jornais mais lidos em Julho e Agosto de 2010 Ficha Técnica Estudo Audiências O Universo é constituído por indivíduos de ambos os sexos, com 15 ou mais anos de idade, residentes nas capitais provinciais de Moçambique, que de acordo com o último censo é constituído por 2,28 milhões de pessoas. A amostra, proporcional à população residente em cada capital provincial, foi constituída por 35.234 entrevistas válidas (representando um grau de confiança de 95% e um erro máximo de +/- 0,6%), tendo sido verificado um mínimo de 384 entrevistas diárias. A informação é recolhida através de entrevista directa e pessoal (Maputo e Matola) e por telefone (restantes capitais provinciais), com base em questionário elaborado pela Intercampus, sendo realizado diariamente em relação anterior. Os dados correspondem ao período entre 28 de Junho e 28 de Setembro de 2010.
|
|