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Alteração na Liderança de Audiências Televisivas em Moçambique

Estudo de audiências diário realizado pela empresa Intercampus, do Grupo GfK, permite identificar o impacto da dinâmica das alterações de programação na audiência dos canais nacionais em todas as capitais provinciais.

As audiências televisivas não são estáticas, pois reagem a alterações na grelha de programas, à emissão ou não de eventos nacionais e mundiais, à aproximação do final de uma telenovela ou até à mudança de um apresentador. Só a partir de uma medição diária das audiências é possível detectar estas alterações e de que forma os telespectadores reagem a elas. Este novo modelo metodológico tem como vantagem a possibilidade da elaboração de avaliações diárias, semanais e mensais, que permitem compreender evoluções e variações ao longo do tempo.


Audiência Televisiva Diária

Depois de uma liderança das audiências da STV em Abril, de uma competição pela liderança entre a Record e TVM durante as emissões do mundial, a Record atinge a liderança de audiência média diária e share médio nos meses de Julho, Agosto e Setembro de 2010.

Apesar de uma ligeira tendência de diminuição dos hábitos de consumo de televisão de Julho a Setembro por parte dos telespectadores, em termos de share televisivo verificamos que a Record mantém-se destacada na liderança de audiências ao longo destes três meses variando entre 46.06% e 47,53% de share médio mensal.

Em termos dos top 10 programas mais vistos em cada mês verificamos que a TVM apenas possui três programas neste grupo no mês de Julho, sendo todos jogos do mundial na África do Sul, enquanto Agosto e Setembro apenas verificamos programas da Record e STV, aumentando aquela o número de programas para 8 em 10 em Setembro.

Qual a diferença entre audiência média e share médio? [CAIXA]

Muitas das vezes nos questionamos sobre estes dois termos. Audiência média é a percentagem média de indivíduos face ao universo que viram um determinado canal nesse dia durante toda a sua emissão, ou seja, se neste estudo em concreto disser que determinado canal teve uma audiência média diária de 5% significa que face ao universo de 2,28 milhões de indivíduos com 15 ou mais anos de idade residente nas capitais provinciais de Moçambique tivemos cerca de 114.000 pessoas permanentemente a ver esse canal durante o seu tempo de emissão. Share médio significa que são apenas utilizados para o cálculo dessa percentagem os indivíduos que estavam a ver televisão nesse momento e o total da soma das percentagens do share médio diário tem sempre que ser 100%, o que não acontece na audiência média.

Gráfico. 1 – Audiência Média Mensal de Julho, Agosto e Setembro de 2010



Gráfico 2: Share Médio Mensal de Julho, Agosto e Setembro de 2010


Gráfico 3: Top 10 Programas Julho, Agosto e Setembro de 2010


Audiência de Rádio e Jornais

Nos meses de Julho e Agosto verificamos que houve uma diminuição de ouvintes de rádio em Agosto. Esta alteração também se traduziu na alteração do ranking de rádios mais ouvidas com a subida ao segundo lugar da 9FM. A Rádio de Moçambique mantém uma liderança confortável nos dois meses. Quanto a leitura de jornais verificamos uma alteração da liderança de jornais mais lidos no mês de Agosto em que o jornal “A Verdade” passa a primeiro lugar no ranking.


Gráfico 4: Rádios mais ouvidas nos meses de Julho e Agosto de 2010

Gráfico 5: Jornais mais lidos em Julho e Agosto de 2010

Ficha Técnica Estudo Audiências

O Universo é constituído por indivíduos de ambos os sexos, com 15 ou mais anos de idade, residentes nas capitais provinciais de Moçambique, que de acordo com o último censo é constituído por 2,28 milhões de pessoas. A amostra, proporcional à população residente em cada capital provincial, foi constituída por 35.234 entrevistas válidas (representando um grau de confiança de 95% e um erro máximo de +/- 0,6%), tendo sido verificado um mínimo de 384 entrevistas diárias. A informação é recolhida através de entrevista directa e pessoal (Maputo e Matola) e por telefone (restantes capitais provinciais), com base em questionário elaborado pela Intercampus, sendo realizado diariamente em relação anterior. Os dados correspondem ao período entre 28 de Junho e 28 de Setembro de 2010.


A Intercampus

A Intercampus – Estudos de Mercado, Lda. é uma empresa de direito moçambicana e iniciou formalmente a sua actividade em Moçambique em 2007 sendo parte integrante do Grupo Internacional GfK.

A GfK é a quarta maior empresa de estudos de Mercado no mundo. A sua actividade abrange cinco áreas: Custom Research, Retail & Technology, Consumer Tracking, Healthcare e Media. O Grupo é composto por 150 empresas em mais de 100 países e com mais de 10 000 colaboradores. Em 2009, as vendas do Grupo GfK ascenderam a 1,16 mil milhões de euros.

Para mais informações contactar geral@intercampus.co.mz.

 

 


 

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