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NOTÍCIAS
O INICIO DO VOO Depois da primeira edição do projecto Melhores Marcas de Moçambique em 2009 a Intercampus do Grupo GfK mantém o seu comprometimento para com a valorização das marcas e dos profissionais que as trabalham. A implementação pelo segundo ano consecutivo de uma pesquisa em todas as capitais provinciais significa para nós o inicio do voo para este projecto mas também para o desenvolvimento desta área em Moçambique. Na presente edição da pesquisa decidimos alargar a nossa
avaliação para 20 sectores de actividades tendo sido avaliadas
174 marcas através de 15.149 entrevistas válidas a nível
nacional em 2 fases. O indicador utilizado é o Brand Potential Index® - BPI® - da GfK, que engloba 11 indicadores que representam a avaliação emocional e racional de uma marca sob a perspectiva do indivíduo, bem como as suas tendências comportamentais face à marca. Estas componentes são fruto de um contínuo processo de análise no departamento de Investigação&Desenvolvimeno da GfK e agrupa os principais factores que determinam a atractividade/força da marca. A sua definição e selecção
foram levadas a cabo através de diferentes estudos de validação,
contrastando os resultados com números de vendas obtidos em painéis
reais. A comparação entre estes valores deste índice
para várias marcas permite perceber, de forma sintética
e clara, a força de cada uma ou, dito de outro modo, traduz o potencial
para alcançar maiores quotas de mercado num determinado ambiente
competitivo. AS MELHORES MARCAS 2010 Segundo os dados recolhidos na pesquisa de 2010 mantêm-se algumas tendências gerais na avaliação das melhores marcas. As marcas mais bem avaliadas pelos Moçambicanos não têm necessariamente que ter as notoriedades mais elevadas mas ter uma boa imagem junto de quem conhece a marca. Na maioria dos 20 sectores avaliados a marca mais bem avaliada é também a marca com maior notoriedade total, sendo os sectores onde isso não acontece Bebidas, Comunicação Social, Eventos, Indústria, Produtos Alimentares, Produtos de Higiene, Transportes e Vestuário. Observa-se também que, no geral, a atractividade
das marcas é sempre mais elevada junto dos atributos que compõem
o vector comportamental, significando que a valorização,
intenção de utilização, utilização
sempre que possível e recomendação apresentam-se
mais vezes como os aspectos mais atractivos. Em termos de sectores, são as marcas energia,
electrónica de consumo e produtos alimentares que melhor se posicionam.
Os sectores com as marcas menos atractivas são seguros, eventos
e ensino.
Utilizando o BPI® (Brand Potential Index®) foram identificadas as Melhores Marcas de Moçambique para os 20 sectores avaliados. No ranking global das 174 marcas avaliadas, destacamos as marcas Nestlé e Nokia e EDM que se encontram no Top 10+, havendo um aumento do número de marcas de produtos alimentares melhor avaliadas em comparação ao ano anterior nos lugares cimeiros. O topo do ranking pertence à marca NESTLE (indicador de atractividade: 87,7), cuja atractividade é reforçada pelos aspectos de ser a marca que mais gosta, que inspira mais confiança que as outras, com mais qualidade que as outras e que é superior às outras. De acrescentar que o BPI® da marca com a avaliação mais baixa foi de 18,9 e a média das avaliações foi de 64,4. Paralelamente ao BPI®, foi também analisada a notoriedade e a qualidade da notoriedade para cada uma das marcas em avaliação. Em termos de notoriedade total, a MCEL, EDM e Vodacom atingem o valor de 100%, seguidas da Nokia (98%) e Toyota (95%). Para o Relatório completo consultar www.mmm.co.mz
A Metodologia
A selecção das Marcas em avaliação
para cada um dos sectores teve a sua origem num estudo realizado através
de entrevistas telefónicas (CATI) com 100% de perguntas abertas
que obedeceram a um plano de codificação a posteriori com
base em cerca de 50% de transcrição destas, com relevância
estatística a nível nacional. A seguinte pergunta foi implementada
para cada um dos sectores: “Gostaria de lhe perguntar, por favor,
qual ou quais as marcas de cada um dos seguintes sectores conhece ou já
ouviu falar: Conhece mais alguma marca? Qual(ais)?”
A pesquisa foi realizada através de questionário presencial e telefónico a indivíduos de ambos os sexos, com 15 ou mais anos de idade, residentes nas 11 capitais provinciais entre 9 de Setembro e 10 de Novembro de 2010 tendo sido realizadas 13.766 entrevistas que se traduziram em amostras paralelas (correspondendo a um intervalo de confiança de 95% e um erro máximo de +/- 3,7% para cada sector). A amostra obedeceu a uma estratificação proporcional com base no sexo e idade de acordo com os dados do último censo realizado pelo Instituto Nacional de Estatística de Moçambique. Com a realização desta fase analisaram-se as componentes Notoriedade da Marca, Avaliação do potencial das Marcas - através do cálculo de um indicador que mede a atractividade da marca (BPI® – Brand Potential Index) - e Avaliação do potencial das Marcas por componente, ou seja, a contribuição de cada um dos atributos para o valor da marca A Intercampus
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