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Anuário 2011 de Audiências Diárias de Televisão, Rádio e Jornal é Apresentado pela Intercampus

A Intercampus do Grupo GfK disponibiliza pelo segundo ano consecutivo o anuário de audiências de Moçambique para Televisão, Rádio e Jornal para o período de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2011 com uma amostra de 129.913 entrevistas válidas.


Televisão: Miramar ganha a liderança de audiência média de televisão diária 252 dias em 2011

A abordagem escolhida para o estudo contínuo foi através da realização diária de questionários com respeito unicamente ao dia anterior, ou seja, aos programas de televisão que viu ontem, às rádio(s) que escutou ontem e aos jornal(ais) que leu ontem, permitindo atingir um grau de assertividade manifestamente maior na audiência dos vários canais de comunicação existentes.

O presente estudo revela que, em média, 84% dos Moçambicanos vê televisão todos os dias, 35,1% ouve rádio e apenas 17,1% lê jornais diariamente. Estes dados comprovam que, destes três meios, aquele com maior alcance é a televisão sendo considerado como o meio mais importante para investimento publicitário. Em termos de canais pagos, que apenas são disponibilizados através da TV Cabo, DStv, ZAP e Startimes, o número médio diário anual de pessoas que os assistem é 6%.

Com base no total de entrevistas realizadas durante todo o ano transacto podemos destacar a liderança de audiências da Miramar com uma audiência média anual de 7,7% (número médio de pessoas que assiste a este canal entre as 6:00 e as 24:00 horas face ao universo) e um share médio anual de 35,8% (número médio de pessoas que assiste a este canal entre as 6:00 e as 24:00 horas em relação ao total de pessoas que estão a ver televisão num determinado período horário). A Miramar atinge a liderança de audiência média diária em 252 dias contra 105 da STV, 2 da TVM e 1 da TIM nos 360 dias avaliados em 2011.

No período em análise identificámos que a STV é o segundo canal mais visto com uma audiência média anual de 6,2%, correspondendo a um share médio anual de 29,6% seguido da TVM com 2,9% e 18,6%, a TIM com 1,7% de audiência e 12,3% de share e a RTP com 0,4% e 3,8%, respectivamente. A TV Maná que emite em Maputo acaba o ano com resultados residuais e portanto não contabilizados.

Numa retrospectiva sobre a medição das audiências televisivas do ano passado destaca-se o impacto dos Jogos Africanos que contribuíram muito positivamente para os resultados das Audiências da TVM durante o período do evento e o impacto negativo dos problema técnicos na emissão da Miramar em Maputo e Matola que prejudicaram este canal em termos médios finais.

Relativamente à análise da audiência televisiva por períodos verificamos que o período da manhã (das 6:00 às 11:45 horas), que é o período com menos adesão é liderado pela TVM. O período da tarde (das 12:00 às 17:45 horas) é claramente liderado pela Miramar com um share médio anual de 51,5% o que contribui positivamente para a liderança deste canal. O período da noite (das 18:00 às 24:00 horas) é liderando em termos de audiência média pela STV com 11,9% mais 0,3 pp que a Miramar que atinge 11,6% de audiência média. Em termos de share a Miramar acaba por liderar neste período com 33,5% contra 32,68% da STV.

A proximidade da Miramar e STV é notória no período da noite, no entanto, o horário nobre Moçambicano (compreendido entre as 19:00 e as 21:30 horas) é liderado pela STV com 41,12% de share médio contra 38,21% da Miramar.

Com a entrada em vigor de novos canais no ano de 2012, as audiências terão novos actores e serão avaliados nos dados em vigor no primeiro ano e disponibilizados em futuras publicações.

Figura 1– Audiência Média Anual e Share por Canal

Em termos da audiência de programas verifica-se que o programa com maior audiência do ano foi o jogo Moçambique vs. Tanzania no dia 23 de Abril de 2011 emitido pela TVM com uma audiência estimada em 1,4 milhões de indivíduos em Moçambique em relação ao universo em análise. Com efeito 5 dos top 10 programas mais vistos do ano são da TVM, sendo 3 deles durante os Jogos Africanos e dois a jogos de futebol (Moçambique vs. Tanzânia e Liga dos Campeões Europeus).

No entanto, com a exceção da Liga dos Campeões foram todos emissão única e não se observa grande impacto na audiência média anual deste canal. Coincidentemente, a emissão do jogo Moçambique vs. Tanzania faz parte também dos top 10 do ano, mas no caso da STV. Os outros programas que fazem parte dos top 10 dos programas mais vistos são a novela Caminho das Índias e o Jornal da Noite da STV, a novela Ribeirão do Tempo e o Melhor do Brasil da Miramar.

Em jeito de resumo sobre os programas destacamos como aqueles que atingiram maior número de telespectadores as grandes competições desportivas, as novelas, os programas de entretenimento e os programas informativos.

Audiência de Rádios e Jornais

De acordo com os resultados do período em análise verificamos que a liderança de audiência de rádios pertence à Rádio Moçambique com um total de 38,4% de audiência em relação ao total de indivíduos que ouviram rádio. A 99FM fica com o segundo lugar do pódio com 20,3% seguida da Rádio Cidade com 16,5%.

Figura 2 – Rádios mais Ouvidas

Relativamente a Jornais mais lidos destacamos na primeira posição o jornal Notícias com 42,5% das referências médias diárias de quem referiu que leu jornal no dia anterior seguido do jornal A Verdade com 23,7%, o jornal Diário de Moçambique (18,2%) e jornal o País com 16,8%.

Para efeitos de análise a análise é sempre feita em relação ao jornal lido no dia anterior não descriminado se a edição lida é diária ou semanal ou se é a edição mais actualizada.

Figura 3 – Jornais mais Lidos

A Intercampus

O novo modelo metodológico tem como vantagem a possibilidade da elaboração de avaliações diárias, semanais e mensais que permitem compreender evoluções e variações ao longo do tempo. Para mais informações contactar geral@intercampus.co.mz.

Ficha Técnica Estudo Audiência de Rádio e Jornais

O Universo é constituído por indivíduos de ambos os sexos, com 15 ou mais anos de idade, residentes em áreas urbanas de Moçambique, que de acordo com o último censo é constituído por 3,636 milhões de pessoas. A amostra é proporcional à população residente em zonas urbanas por província, sexo e idade e foi constituída por 129.913 entrevistas válidas (representando um grau de confiança de 95% e um erro máximo de +/- 0,03%), tendo sido realizadas uma amostra diária de +/- 384 entrevistas diárias. A informação é recolhida através de entrevista directa e pessoal (Maputo Cidade, Maputo Província, Sofala e Nampula) e por telefone (restantes províncias), com base em questionário elaborado pela Intercampus sendo realizado diariamente. As entrevistas foram realizadas para o período compreendido entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2011.

A Intercampus disponibiliza aos seus clientes a avaliação de audiências diárias, semanais e mensais permitindo compreender a evolução e variações ao longo do tempo. Disponibiliza ainda a análise ventilada com base na caracterização dos indivíduos como características sócio demográficas e perfis de consumo. Para mais informações contactar geral@intercampus.co.mz.

A Intercampus

A Intercampus – Estudos de Mercado, Lda. é uma empresa de direito moçambicana e iniciou formalmente a sua actividade em Moçambique em 2007 sendo parte integrante do Grupo Internacional GfK.

A GfK é a quarta maior empresa de estudos de Mercado no mundo. A sua actividade abrange cinco áreas: Custom Research, Retail & Technology, Consumer Tracking, Healthcare e Media. O Grupo é composto por 150 empresas em mais de 100 países e com mais de 10 000 colaboradores. Em 2011, as vendas do Grupo GfK ascenderam a 1,3 mil milhões de euros.

 

 

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